Belo Horizonte / MG - terça-feira, 07 de maio de 2024

Informações sobre varizes

 

VARIZES

 

O que são?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se localizam nos membros inferiores (pernas). Cerca de 50 % da população adulta no mundo é portadora de algum grau desta enfermidade, estando entre as doenças mais prevalentes do mundo. Causam redução na qualidade de vida do paciente por desconforto estético, inchaços, dores, feridas ou flebites (formação de coágulos superficiais). As varizes são veias que funcionam mal, causando acúmulo de sangue nas pernas, com aumento da pressão dentro da veia. Existem seis classes da doença de acordo com uma classificação internacional, variando desde microvarizes (telangiectasias) até varizes extensas causando úlceras de pele.

O sangue acumulado em excesso nas pernas leva a dor, a sensação de peso e/ou de queimação e inchaço (edema) nas pernas. Além disto, as varizes podem ser progressivas, aumentando gradativamente de tamanho, chegando a fases mais avançadas da doença onde pode haver ocorrência de flebites (que é a formação de coágulos dentro da veia), de hemorragias (quando a veia se dilata tanto que fica muito fina sob a pele e rompe para fora) e finalmente a formação de úlceras (feridas abertas na pele de difícil cicatrização).

Pessoas de risco?

Os fatores de risco para desenvolvimento de varizes são: 1) Hereditariedade; 2) Sexo feminino, 2 a 6 vezes mais frequente em relação ao sexo masculino; 3)História prévia de flebite superficial; 4) Ortostatismo prolongado (pessoa que permanece longos períodos durante o dia em pé); 5) Número elevado de gestações.

Já os fatores de risco para desenvolvimento de classes avançadas (úlceras) são: 1) Idade acima de 45 anos; 2) Obesidade; 3) Pacientes que apresentam uma ou mais das seguintes doenças sistêmicas: Hipertensão arterial sistêmica, Diabetes mellitus, Insuficiência cardíaca congestiva, Insuficiência renal crônica e Artrite reumatóide; 4) Sexo masculino; 5) Baixo nível sócio-econômico; 6) Traumatismo local; 7) História prévia de trombose venosa profunda.

 

Como prevenir?

A prevenção deve ser direcionada para os fatores de risco removíveis     como ficar em pé muito tempo, além de atividades físicas freqüentes e uso de meias elásticas medicinais.


Como tratar?

A decisão do tipo de tratamento é clínica. Depende apenas dos sinais e sintomas e de como a doença afeta a vida do paciente. Os exames complementares como ultra-som não definem isto.
As indicações de intervir em  varizes são:

1) Dor ou desconforto. Isto pode estar afetando a qualidade de vida do paciente.

2) Desconforto estético: O paciente pode ter sua auto-estima reduzida pela presença das varizes, e afetar sua qualidade de vida, perdendo momentos sociais em festas, piscinas, praias etc.

3) Flebites : Quando o paciente apresenta um episódio de flebite superficial (formação de coágulo dentro da veia), ele se torna candidato à cirurgia, pois o risco de ter outra novamente aumenta. Os fatores para desenvolvimento de flebite são: puerpério, pós-operatório, veias varicosas maiores (acima de 4 mm de diâmetro) ou longos períodos de imobilização como em longas viagens.

4) Alterações tróficas de pele: Edema (inchaço) e manchas escuras (hiperpigmentação) são indicações para cirurgia, pois estão associadas a refluxo intenso e graus avançados da doença.

5) Úlceras: Trata-se de quadros avançados da doença porém aproximadamente 50% destes pacientes tem alguma chance de cura com a cirurgia. Estes pacientes têm reduzida qualidade de vida e altas taxas de recidiva.

6) Hemorragia: Também ocorre mais comumente nos quadros avançados, em decorrência da dilatação da veia que deixa a pele muito fina e acaba se rompendo, causando hemorragia que pode ser de grande vulto, existindo até relatos de morte (felizmente raros). Nesta situação, devem-se elevar as pernas acima da cabeça e comprimir o local com um pano.

Existem vários tipos de tratamento. A Cirurgia convencional (que pode ser radical com retirada de veia safena ou seletiva na qual se poupa a veia safena). Cada modalidade tem suas características e efeitos colaterais peculiares, e portanto, suas indicações. Além disso, devemos lembrar que a escleroterapia (aplicação) é modalidade básica exigida na maioria dos casos de varizes, sem mencionar o papel fundamental das meias elásticas medicinais.